8 passos para criar a identidade visual da sua empresa

8 passos para criar a identidade visual da sua empresa

Todos sabem que um bom design é fundamental para criar a identidade de uma marca. O que pode te deixar em dúvida é outra questão: como um criar um design que seja a cara da sua empresa? Confira oito princípios fundamentais para criar a identidade visual da sua marca, na opinião de Renan Petrecca, responsável pela área de criação da Max2 | Marketing Digital:

1 ª PASSO:

Entenda que marca e design são inseparáveis. Quando você cria uma marca, a intenção é que o público passe a reconhecê-la de imediato. Se você conseguir que duas ou mais pessoas tenham a mesma reação, é sinal de que a sua marca tem força. Em muitos casos, essa reação está diretamente relacionada ao design.

2º PASSO:

Já que design e marca são a mesma coisa, passe a integrar completamente os dois conceitos. A essência da sua marca tem que estar no design, sempre. Por exemplo, se você tirar o logo de um BMW ou de um produto da Apple, ainda vai saber qual é a marca que está sendo apresentada a você.

3º PASSO:

Lembre-se de que para criar uma identidade visual forte, você precisa estabelecer uma relação emocional com as pessoas. Essa é a função dos designers. Eles têm que incorporar os valores e objetivos da empresa e transformá-los de maneira a criar uma conexão com o consumidor.

4º PASSO:

O design tem que fazer parte da estratégia da empresa desde o começo. Não adianta montar o negócio e só depois pensar no design. Você tem que levar em conta a identidade visual no momento em que faz o planejamento da sua marca.

5º PASSO:

Chame os designers a participar das reuniões e acompanhar os processos de decisão da empresa. Bons designers sabem fazer as perguntas certas para criar soluções inovadoras.

6º PASSO:

Simplicidade é a chave. Não adianta ter ideias cada vez mais mirabolantes. Quanto mais simples e mais conectadas com a essência da empresa, melhor.

7º PASSO:

Use o design para reinventar continuamente a marca. Mesmo que tenha achado soluções interessantes para compor a identidade visual, saiba que seu trabalho não terminou. Hoje, as marcas precisam se reinventar o tempo todo.

8º PASSO:

Encorajando as pessoas a se envolverem com questões sociais e ambientais através do design. Se o seu criativo conseguir criar um visual que torne o tema da sutentabilidade acessível e divertido, você terá meio caminho andado.

Para mais dicas de como alavancar seus negócios através do design entre em contato com a gente! 😉