Desktop x mobile: aprenda a adaptar

Desktop x mobile: aprenda a adaptar

Estamos na era mobile e isso não há como negar. Acho que você também já deve ter percebido que precisa ter um conteúdo responsivo para smartphones e tabletes, certo? Mas será que você realmente sabe o que é responsividade? Uma coisa comum é começar o projeto pensando na versão desktop do site ou montar campanhas de comunicação por e-mail imaginando que o usuário vai ler em seu computador. A questão é que para os usuários de hoje não funciona assim. A maioria acessa seu site através do mobile. Por isso hoje vamos discutir um pouco desse assunto que tem deixado muitas marcas para trás em épocas de mercados tão mobile e tão competitivos.

Atualmente, 38,8 milhões de brasileiros, utilizam o smartphone para acessar sites, ler notícias, fazer compras online, pesquisar preços e ler seus e-mails. E projeta-se que até 2016, o Brasil já tenha 71,9 milhões de usuários de smartphones!!! Mas o que esses dados significam? É simples, seu site e e-mail marketing precisam ser vistos em qualquer dispositivo ou você vai perder público e oportunidades de negócio.

Normalmente, a equipe de marketing (criação, redação e desenvolvimento) começa pela versão desktop. O que acontece, muitas vezes, é que em determinado momento a equipe se lembra de que o site e a campanha de e-mail marketing também precisam ser visualizados em celulares. O que normalmente se faz, então, é tentar adaptar o conteúdo do site desktop para uma versão mobile. Mas isso é ruim? Em nossa opinião, além de uma total perda de tempo da equipe, por que todo trabalho precisa ser refeito, o resultado nunca é bom.

Cada dispositivo não precisa ter a mesma experiência. As pessoas entendem que diferentes dispositivos oferecem diferentes experiências. Geralmente pessoas que acessam um site através do desktop estão com mais tempo e querem visualizar algo mais elaborado, mas as que acessam através de um dispositivo móvel muitas vezes buscam apenas por uma informação específica, como endereço ou telefone para contato. Então por que você precisa ver tudo que o site tem primeiro, carregar todas as imagens, para poder encontrar o que realmente deseja?

Essa é a premissa do mobile-first. O que é preciso informar em uma tela pequena de forma simples e fácil? São sempre funções diferentes que o site assume dependendo do contexto de uso. Entender esse contexto e pensar qual o conteúdo mais relevante para cada caso é um trabalho que pode e deve ser feito.

MAS COMO EU FAÇO ISSO?
Para seu site, tudo começa com uma única URL. Seu cliente não precisa ter que pensar se seu endereço é www.xpto.com/mobile, ele precisa ser direcionado para uma experiência de uso com base em seu dispositivo.

A navegação e a arquitetura da informação do site devem ser pensadas para cada situação. É importante levar em conta que quanto menor o dispositivo menos tempo as pessoas costumam navegar. Quanto mais simplificado e com o mínimo de informações conter, melhor será o resultado.

O seu conteúdo precisa ser adaptado ao dispositivo. Se você está acessando do seu celular é pouco provável que sua banda larga tenha capacidade de baixar conteúdos pesados. Então por que disponibilizar isso para um dispositivo móvel?

O mesmo acontece para uma campanha de e-mail marketing. Você não precisar criar inúmeras imagens e vários links para todos os produtos se isso vai tirar o foco de seu cliente. Informe exatamente o seu objetivo em um texto simples e com um link você direciona seu cliente para a página onde as informações estão em seu site. O segredo para que isso possa acontecer é a segmentação. Toda ferramenta de e-mail marketing que se preze vai informar a você o percentual e quais clientes leram seu conteúdo em desktop e em dispositivos móveis. A partir dessa informação você cria campanhas diferentes para cada tipo de publico.

Não há uma metodologia certa ou errada, o que existe é a melhor forma para chegar no seu objetivo, seja ele qual for. Se você pensar no usuário em primeiro lugar e desenvolver seu projeto ao entorno dele, saberá o que é mais adequado para cada situação em que o usuário se encontra.

Para mais informações sobre responsividade e adaptação de conteúdo para plataformas mobile, entre em contato conosco! 😉