Você sabe quais são os componentes do Design Responsivo?

Você sabe quais são os componentes do Design Responsivo?

O design responsivo é muito mais do que fazer com que todo conteúdo caiba nas telas dos smartphones e tablets. É preciso todo um estudo e preparação desde a parte de arquitetura/layout até o desenvolvimento para que o usuário tenha uma boa experiência, e usabilidade, e não se depare com muitas coisas jogadas.

Qual é o cenário do design responsivo atualmente?

Hoje, essa expressão já é frase comum entre os designers e agências. Antigamente ele era um “Plus” a mais no projeto, isso porque pouco se sabia e os profissionais da área estavam aprendendo aos poucos, porém com o tempo, ele foi se tornando algo normal e presente em todos os trabalhos.

Há uma maneira correta de ser feito?

Recomendamos que siga pelo “mobile first”, que é o mesmo que começar pensando o projeto pela parte mobile e ir aos poucos adaptando para resoluções maiores. O mais comum é o processo inverso, desenvolver o projeto na resolução especificada no layout e, depois, “deixar” o site responsivo. Mas, isso quem pré-determina é o gerente do projeto, não há uma maneira correta, e sim uma mais prática.

Componentes ou Módulos?

Seja qual técnica utilizada, a principal ideia da maioria é semelhante: modular seu código para que ele fique escalável e fácil de fazer manutenção. Mas, o que isso tem a ver com design responsível? Reposta: Seria legal se cada módulo fosse responsivo e independente. Ou seja, que o módulo se adapte, independente da largura do grid e que todas suas regras de estilo e “responsividade” estivessem isoladas no seu arquivo específico.
Seu módulo ou componente precisa ser o mais fluído possível
A melhor dica para esse assunto é: deixe seu módulo/componentes responsivos o mais fluido que conseguir. Assim, o controle total de largura e altura vai para o grid e, isso, é uma dor de cabeça a menos para se preocupar, pois você terá a certeza que independente da largura o seu componente se adaptará corretamente. Porém, atenção nunca é demais, o conjunto de componentes em uma determinada tela pode demandar um pente fino, ainda mais se for em questões de alinhamento.

Então design responsivo é a solução para todos os problemas?

Não, até porque tudo pode gerar falhas. O certo é aquilo que melhor se adequa ao seu trabalho ou com a equipe que gerencia. Tudo o que foi dito aqui, não é apenas o que pensamos, mas o que vários especialistas da área já comentaram, pelo menos alguma vez.
Antes de terminarmos esse artigo, ainda temos um ponto a comentar: Performance! Será que em um projeto com muitos módulos, a presença das media queries dentro de vários arquivos não poderia aumentar o tamanho do arquivo? Talvez sim. Mas é possível que alguma solução via grunt no processo de build possa ajudar nisso (ou não).
E ai? Ficou interessado? Quer melhorar o seu site? Então venha conversar conosco!