O design gráfico nas redes sociais

O design gráfico nas redes sociais

“Uma imagem vale mais do que mil palavras”, quem nunca ouviu esse ditado? Em tempo de redes sociais, nas quais não são vistos como bons olhos posts com uma grande quantidade de texto, a arte muitas vezes é que vai fazer a diferença entre ganhar um like ou ter seu conteúdo ignorado na timeline em meio a tantos outros. Para nós, a arte das imagens dos posts, e-mails marketing ou site que desenvolvemos para nossos clientes são peças-chave na estratégia de conteúdo das marcas. Por isso, estudamos, pesquisamos e desenvolvemos uma identidade única para cada um deles. Aqui vamos desenvolver um pouco esse assunto e nossa opinião sobre a importância do design nas redes sociais. Confira!

A NECESSIDADE DE PROJETAR

Cada vez mais marcas têm aderido às redes sociais e não é muito difícil achar pelas mídias, empresas que fazem um uso totalmente errado desse meio de comunicação no quesito design. Ainda hoje existe uma certa falta de padrão para determinar o que, de fato, deve e o que não deve ser feito, pois existem estratégias que podem funcionar com algumas empresas e não com outras. Apesar dessa falta de padrão, existe a necessidade de se determinar, inicialmente, uma identidade para cada marca, ou seja, uma projeção de como deve ser a sua face de divulgação nas mídias sociais.

ABORDAGEM TÉCNICAS E CRIATIVA

É comum dedicarmos um tempo somente para pesquisa de referências durante a criação de uma identidade visual, seja ela completa ou seja um projeto de website. Não é muito diferente com as redes sociais, pois elas também podem e devem ser vistas como parte da identidade de uma marca, uma vez que elas funcionam como um complemento e/ou como um canal de comunicação que fará com que seu produto/serviço chegue até seus clientes em potencial. O design gráfico nas redes sociais é algo que anda ao lado das estratégias de SEO e pesquisas de campo adotadas pelos profissionais da área, pois todo o branding desenvolvido pode ser simplesmente perdido se o conteúdo produzido não “conversar” com o conteúdo visual. De nada adianta o designer possuir todas as especificações técnicas de cor, uso de marca e valores de uma empresa se ele não conseguir transformá-las visualmente de uma forma organizada e criativa.

CONCLUSÃO

O uso de uma boa imagem que ilustre perfeitamente um bom tema sugerido dentro de um layout visualmente atrativo pode ser o trunfo para sua marca, seja qual for a rede social onde ela atue. Entretanto, muitas vezes a necessidade de uma abordagem um pouco mais criativa na produção do conteúdo se faz presente. Está precisando dar uma repaginada no visual da sua marca nas redes sociais? Fale com a gente!

Palavras-chave:
- -