Visão única do cliente: o primeiro passo para o sucesso no marketing

Visão única do cliente: o primeiro passo para o sucesso no marketing

Como aprimorar o relacionamento com consumidores e criar uma base sólida de informações? Esse é o desafio dos profissionais de marketing em um mundo onde a enorme quantidade de dados e informações sobre os clientes, nem sempre relevantes, está à nossa disposição todos os dias.

Assim como uma estrutura fundamenta uma casa ou um prédio, no marketing ela possibilita o reconhecimento e o sucesso de uma marca entre atuais, futuros e ex-clientes. Essa estrutura é a habilidade de identificar consumidores – independente do canal que usam para se relacionarem. Segundo pesquisa da Experian Data Quality, 99% das empresas consideram vital ter perfis únicos de clientes que reúnam toda a comunicação (feita por e-mail, telefone e redes sociais).

As marcas precisam focar em qualidade de dados para criar interações inteligentes que permitam competir igualmente com os concorrentes que já atuam dessa forma. A pedra fundamental da estruturação dos perfis únicos é a informação sobre os clientes. Ignorá-la é como construir uma casa em um terreno de areia. Sem uma estratégia bem elaborada – que una dados e tecnologias para atrair a atenção do consumidor omnichannel – as marcas não conseguirão criar experiências autênticas.

Para as empresas que participaram da pesquisa citada acima, um investimento mais efetivo em marketing está relacionado à padronização e à organização dos múltiplos contatos dos consumidores, garantindo experiências capazes de gerar mais valor e fidelidade à marca. Apenas 24% das companhias possuem uma visão única do cliente, embora a grande maioria se mostre ciente da importância disso para o negócio.

O estudo também aponta que 89% dos profissionais de marketing em todo o mundo lidam com o desafio de criar esses perfis. Entre as dificuldades estão a má qualidade dos dados coletados, os departamentos que não trabalham em conjunto e a inabilidade de aproveitar diferentes tecnologias – esse último fator, segundo a pesquisa, é considerado a barreira nº 1 para o sucesso de uma campanha cross-channel.

Vale a pena investir em uma base estruturada, que permita um melhor entendimento do público e a entrega de uma comunicação mais eficiente, independente do momento e do canal. Contar com perfis únicos permite a criação de estratégias de personalização e relevância em conteúdo, elevando assim o consumidor à prioridade máxima da organização.

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