TENDÊNCIAS DE E-MAIL MARKETING PARA 2018

TENDÊNCIAS DE E-MAIL MARKETING PARA 2018

Você já abriu seu e-mail hoje? A primeira coisa que muitas pessoas fazem pela manhã ao chegar no trabalho é checar sua caixa de e-mails.

Há também uma grande parcela que não conta com essa opção e prefere acessar seu e-mail via dispositivos mobile, seja enquanto espera o ônibus, no metrô ou parado no trânsito.

As pessoas não abrem seus e-mails apenas para limpar a caixa de entrada. Elas abrem para ficar por dentro das novidades, conferir ofertas e cupons de desconto, procurar vagas de emprego ou receber a resposta de alguma solicitação.

Hoje a quantidade de e-mails recebidos é tão grande que se você ficar um dia inteiro desconectado, amanhã terá mais de 50 mensagens não lidas em sua caixa de entrada.

E para quem pensa que é bobagem investir nesse tipo de marketing, saiba que as newsletters são responsáveis por 30% a 40% do retorno no faturamento de um negócio online.

O grande desafio é não deixar que seus e-mails sejam excluídos antes mesmo de serem abertos.

Então, para garantir que seu e-mail seja lido e não vá parar direto na lixeira ou na caixa de spam, é preciso entregar conteúdo interessante e relevante ao seu público-alvo.

Confira algumas dicas que serão tendência para o e-mail marketing em 2018 e comece a usá-las antes do carnaval:

 

MAIS PERSONALIZAÇÃO PARA O LEITOR

Uma mensagem personalizada desperta a sensação de valor no leitor. Ele se sente valorizado, logo terá mais chances de ler o conteúdo do e-mail até o fim.

Ao invés de enviar informações genéricas e padronizadas para todos aqueles que se inscreveram em sua newsletter, experimente personalizar.

A mensagem personalizada não trata os contatos como “Prezados Clientes”, mas procura chama-los por seus próprios nomes. É um detalhe que faz a diferença na hora de agregar valor ao cliente.

Também é recomendado utilizar informações demográficas, socioeconômicas e comportamentais para oferecer diferentes tipos de conteúdo a diferentes tipos de contatos.

 

TÍTULO DO E-MAIL

Você já recebeu algum e-mail e percebeu que o título começava com uma vírgula? Estranho, não?

Isso significa que o remetente não personalizou o título e disparou o e-mail usando um sistema de token. O token coleta seus dados automaticamente, que podem ter sido informados no momento em que você preencheu um formulário em algum site aleatório. Se ao preencher o formulário você não informou seu primeiro nome, o token o deixará em branco. Essa é a razão para alguns títulos de e-mails começarem com uma vírgula.

Ao utilizar um token, integre a ele um sistema de personalização inteligente para evitar esse tipo de gafe.

 

PREVIEW DO E-MAIL

Também conhecido como preheader ou texto de apoio, o preview text é aquela frase que complementa o assunto do seu e-mail.

É interessante usá-la para brincar com o título e, ao mesmo tempo, dar um breve apanhado (bem breve) do que trata o conteúdo do e-mail.

 

CONTEÚDO DO E-MAIL

Como vimos, a personalização do e-mail não inclui apenas o conteúdo.

E já que estamos falando em conteúdo, foque no conteúdo informativo e deixe de lado o conteúdo massivo e exclusivamente institucional.

Entregue ao cliente aquilo o que ele quer e precisa ler. Que tal enviar o link para download de seu último e-book?

 

DESIGN MINIMALISTA

Use uma fonte de fácil leitura e cores sóbrias que se combinem, sem gerar contraste.

A tipografia deve ser limpa, sem serifas e o tamanho da fonte deve variar significativamente para os títulos.

As famílias tipográficas mais usadas dos sistemas Windows e MacOS são: Arial Black, Arial, Comic Sans MS, Courier New, Georgia, Impact, Palatino, Symbol, Trebuchet MS, Verdana e Webdings.

As fontes citadas não se aplicam aos sistemas Linux. Cada distribuição de Linux tem suas próprias bibliotecas de fontes, mas existem pacotes que os usuários destes sistemas podem instalar que trazem algumas das fontes web safe, como: Andale Mono, Arial Black, Arial, Comic Sans MS, Courier New, Georgia, Impact, Trebuchet MS, Verdana e Webdings.

Use quantidades equilibradas de imagens e texto e não exagere no conteúdo, pois muita informação pode acabar assustando o destinatário e seu e-mail acabará indo para a lixeira antes mesmo de ser lido.

 

CALL-TO-ACTION

Seguindo a mesma linha do design minimalista, as CTAs devem ser simples, diretas e divertidas. Não seja apelativo, use o corpo do e-mail para despertar a curiosidade do internauta e seja bem clean na CTA.

 

CHATBOTS PARA CAPTURAR NOVOS LEADS

Também chamados de web robots, os chatbots são softwares programados para enviar mensagens pré-definidas em conversas e chats online, gerenciando perguntas e respostas que interagem com pessoas reais de forma inteligente e “Intuitiva”, dando um toque realista à conversa, mesmo que você esteja conversando com um robô.

A Resultados Digitais promoveu uma live no Facebook sobre E-mail Marketing onde todos aqueles que comentavam com “eu quero” recebiam uma mensagem inbox pelo Facebook Messenger (chatbot). Nessa mensagem, o atendente virtual aproveitava para pedir o endereço de e-mail do internauta para enviar os slides da apresentação.

Os chatbots matam dois coelhos numa cajadada só: além de aumentar o engajamento nas redes sociais, eles ainda capturaram novos contatos.

 

E-MAILS INTERATIVOS 

A interação ainda parece ser a melhor forma de atrair a atenção do público. Que tal incluir interação em seus e-mails? Quer alguns exemplos?

 

MINI-JOGOS

Crie joguinhos temáticos e sazonais para que o destinatário possa brincar com o seu e-mail. É algo parecido com os Google Doodles que chama a atenção e, além de interagir, vai fazer com que seu e-mail seja compartilhado com um grande número de contatos do seu destinatário.

 

CONTADOR / CONTAGEM REGRESSIVA

Para e-commerces e plataformas de compras coletivas, que tal inserir um temporizador de contagem regressiva para calcular quantas horas ainda restam para a oferta acabar, ou para uma data específica (empresas de viagens/turismo e produtos e serviços sazonais podem aproveitar)?

 

Como vimos, muitas dessas tendências focam na interação entre site e redes sociais com o e-mail marketing. Além de tornar seus e-mails mis atrativos, essas opções vão facilitar a vida do internauta.

Precisa de mais ajuda para melhorar o seu e-mail marketing? Venha tomar um café conosco e iremos analisar a melhor solução para o seu negócio!

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