Seu tráfego está fraco? Veja os erros mais comuns e como fixá-los

Seu tráfego está fraco? Veja os erros mais comuns e como fixá-los

Por vezes, sabotamos nosso próprio projeto de conteúdo por, simplesmente, fechar os olhos para tudo ao redor. Leva tempo para construir um blog de sucesso, mas é possível alcançar seus objetivos de maneira mais rápida se apostar na otimização do tráfego. Para começar, listamos o que deve ser evitado no seu dia a dia de planejamento, criação e publicação de posts.

1º erro: postar em intervalos muito irregulares

Se você começou seu projeto com o intuito de postar novos conteúdos todos os dias, provavelmente já se cansou e abandonou a ideia. Esse comportamento é frustrante para os leitores de seu blog. Afinal, ninguém gosta de começar a acompanhar algo e, do nada, aquilo parar de publicado, não é mesmo? O leitor fica sem saber o que esperar de você, e isso é péssimo para sua marca e negócio.

A quantidade de posts pode variar. Isso depende da proposta e segmento de cada blog, além da mão de obra e tempo disponíveis. Nossa recomendação é começar por um texto por semana, pelo menos. O mais importante é manter a consistências dos conteúdos publicados, abordando assuntos relevantes para seu público-alvo.

2º erro: manter um site/blog amador ou com problemas no design

No início de projetos de conteúdo digital, por vezes, alguns gestores acabam negligenciando a definição do design e seguem a ideia fácil de manter um modelo padrão, que não contextualiza em nada com o objetivo do blog.

Lembre-se: a aparência de seu site/blog afeta a confiabilidade de seus leitores e do próprio conteúdo por si só.

Sua equipe pode até ter um redator fantástico, no entanto, se os posts são difíceis de ler ou o design aparenta ser amador, provavelmente seu blog será deixado de lado.

É preciso ter um profissional focado apenas no design do site e no visual dos posts que serão publicados no blog e redes sociais. No futuro, quando o projeto crescer, talvez seja uma boa ideia investir em um fotógrafo também.

3º erro: esquecer-se dos novos leitores

Gastamos muito tempo à procura de novos leitores, mas ao mesmo tempo, não o ajudamos o suficiente para que realmente considerem nosso conteúdo relevante e fundamental para suas necessidades. Esses leitores querem saber:

Do que se trata seu blog – insira uma tagline no header, explicando do que se trata esse ambiente digital.

Quem é você – certifique-se de inserir o botão “sobre nós” ou “quem somos” no menu do site/blog.

Onde encontrá-lo nas redes sociais – coloque os ícones clicáveis das redes sociais no ar e atualizadas é fundamental para o negócio.

Para onde ir dentro do blog – incluir botões do tipo “comece aqui” ou “novo aqui?” pode direcioná-los de maneira mais assertiva.

4º erro: não ter uma newsletter periódica

Se você está no estágio de pensar a respeito da newsletter, mas não sabe como fazer, se vale o investimento ou o que deve ser escrito em cada e-mail do tipo, talvez você precise de uma ajudinha para começar.

No início, o ideal é enviar os posts mais recentes do blog para os leitores cadastrados. Com o tempo e após aprender um pouco mais sobre as preferências de seu público-alvo, comece a enviar conteúdos personalizados e sempre nominais. Também é possível enviar news para promover produtos ou serviços, além de campanhas de marketing sazonais.

Se ainda não se cadastrou em nossa news, basta acessar nosso blog e descer a barra de rolagem. Lá, você encontrará o espaço para inserir seu email 😉

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É importante criar uma landing page, na qual seus leitores terão a chance de se cadastrar na newsletter do blog e entender um pouco sobre o checklist de envios.

Uma das plataformas mais usadas e populares é o MailChimp (gratuita até certo número de envios).

Caso precise de ajuda para gerenciar seu conteúdo e redes sociais, entre em contato conosco!