QUALIFICAÇÃO DE LEADS: COMO VENDER MAIS E MELHOR?

QUALIFICAÇÃO DE LEADS: COMO VENDER MAIS E MELHOR?

A qualificação de leads é o processo em que uma empresa visa identificar os leads com maior potencialidade de venda.

Entende-se por leads todos aqueles consumidores que demonstraram interesse em seu produto ou serviço e que podem se tornar seus clientes mais fiéis.

Mas nem todos os leads são qualificados, pois não é certo que todo consumidor que demonstra interesse irá fechar negócio.

Muitos leads não sabem ao certo porquê responderam ao seu formulário de contato. Alguns são apenas curiosos, outros ainda estão indecisos e muitos ainda não estão maduros o suficiente para fechar uma compra.

E é para poupar seu tempo e seus esforços que a qualificação de leads existe. Para que você separe o joio do trigo.

 

POR QUE QUALIFICAR LEADS SE EU POSSO ATIRAR PARA TODOS OS LADOS?

Qualificando os leads, você economiza tempo, esforços e dinheiro. Isso mesmo, dinheiro!

Ao redirecionar seus esforços para o lead qualificado, você estará investindo em algo que lhe trará retorno garantido.

Se você quer vender mais e melhor, não atire para todos os lados, pois dessa forma você desperdiça seus recursos e seu precioso tempo.

Com a qualificação de leads você pode aumentar as chances de compras para quem realmente quer comprar seu produto ou serviço. Segmentando seu público-alvo, você tem a chance de se estabelecer em um mercado ideal.

 

Faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • O lead realmente precisa do que eu vendo?
  • Ele tem condições de comprar o meu produto ou serviço agora?
  • Ele é o tomador de decisões?
  • Ele acredita e confia na minha empresa?
  • Ele está aberto a propostas e vai aceitar minhas sugestões?

 

Caso a resposta seja positiva para a maioria das questões, seu lead tem grandes chances de ser o seu cliente ideal.

Então, vamos lá.

 

COMO QUALIFICAR OS LEADS?

Para qualificar sua base de leads você precisa analisar cinco itens essenciais: necessidade, adequação, orçamento, autoridade e timing.

Esses cinco itens irão determinar se um lead é qualificado ou não:

 

Necessidade

Você precisa verificar se o lead realmente precisa da sua solução. Descubra as dores do seu lead e estude se seus produtos e serviços podem solucioná-las, esse é o fator mais importante.

 

Adequação

Sua solução é viável para o lead? Sua empresa consegue atender esse possível cliente? Muitas vezes, isso pode ter a ver até com a localização geográfica dele. Pode ser o lead perfeito, mas se não é adequado, nunca será um cliente.

 

Orçamento

Seja transparente e informe ao lead quanto vai custar a sua solução. Não pegue o lead de surpresa. Eles não podem descobrir por terceiros que não possuem orçamento suficiente para se tornarem clientes.

 

Autoridade

O lead com quem você tem conversado e tratado todos os assuntos é o real tomador de decisões? Ele possui poder de decisão para se tornar um cliente? Verifique, pois algumas decisões só podem ser tomadas por cargos mais altos na hierarquia da empresa.

 

Timing

Conseguir identificar o timing do seu lead é fundamental para entender qual ação deve ser tomada e em quanto tempo precisa entrega-la, qual a urgência. Muitas vezes o lead atende a todos os outros requisitos, mas ainda não está pronto para se tornar cliente.

 

Use as ideias deste texto como estratégia para melhorar seus resultados. E se ficar alguma dúvida, entre em contato conosco. Nossa equipe vai esclarecê-la para você!

Palavras-chave:
- -