Por que monitorar as redes sociais?

Por que monitorar as redes sociais?

O monitoramento das redes sociais pode ter várias funções para diferentes setores da sua empresa. Você sabe quais são elas? Veja abaixo:

O monitoramento não é usado somente para gestão de crise, atendimento e diagnóstico de marca – ainda que essas funções sejam muito importantes. Ele pode atender desde necessidades específicas do marketing, servindo de parâmetro para analisar uma campanha on ou off-line, até o setor de pesquisa e desenvolvimento de uma organização. Os dados capturados pela busca são capazes de revelar pontos negativos e positivos, indicando aprendizados para ações futuras.

Ficar de olho nos concorrentes e em potenciais marcas também é tarefa de quem monitora. Com essa prática, a empresa pode ficar atenta a ameaças ao seu negócio e também identificar pontos fracos no mercado, aproveitando o insight para desenvolver produtos ou ações que atendam às necessidades dos consumidores e clientes.

A função de pesquisa e netnografica pode ser usada tanto pelo setor de P&D quanto pelo marketing para desenvolver novas ações, criar e melhorar produtos. Outro setor que pode ser beneficiado é o de logística, uma vez que, identificados comentários sobre a falta de unidades de lojas ou produtos da marca, atrasos e problemas de entrega, as informações devem ser direcionadas a fim de solucionar a questão.

Usando o monitoramento para mapear perfis de relevância, o setor de relações públicas consegue mesurar não só o volume de seguidores ou fãs, mas também avaliar os níveis de conhecimento sobre o mercado ou se esses perfis podem influenciar em decisões dos consumidores. Com esses dados, a empresa pode elaborar campanhas de relacionamento para tornar esses perfis aliados à marca.

A partir de um objetivo claro e estratégias bem definidas, o monitoramento das redes sociais é uma tarefa indispensável na melhoria de produtos e serviços e uma maneira inteligente de estar atento ao mercado.

Se você precisar de ajuda para monitorar a sua empresa ou elaborar estratégias, fale com a gente. Te ajudamos a crescer!

Fonte: SCUP