MARKETING DE RELACIONAMENTO: COMO TRANSFORMAR CLIENTES EM FÃS

MARKETING DE RELACIONAMENTO: COMO TRANSFORMAR CLIENTES EM FÃS

O Marketing de Relacionamento são todas as ações tomadas pela empresa a fim de manter um relacionamento positivo com seus clientes.

O grande objetivo de uma estratégia de Marketing de Relacionamento é gerar clientes satisfeitos e fiéis, que acreditem e defendam a sua empresa.

O Marketing de Relacionamento pode ser visto como uma teia que está em constante crescimento.

Um cliente satisfeito irá voltar a fazer negócio com você, gerando lucro contínuo. Além disso, ele irá indicar a sua empresa para amigos e conhecidos, aumentando sua rede de clientes e, consequentemente, sua lucratividade.

O Marketing de Relacionamento é muito mais do que um conjunto de ações para ganhar mais clientes. É uma estratégia que envolve a construção e a divulgação da sua marca, a fidelização dos clientes e ainda pode lhe render o título de autoridade no mercado em que atua.

Pense que é muito mais fácil manter um cliente do que conquistá-lo do zero.

 

COMO FAZER MARKETING DE RELACIONAMENTO?

É preciso reunir esforços e gerar conteúdo qualificado para que os clientes criem proximidade com a sua empresa. Esse conteúdo será o elo entre você, o cliente e os prospects que virão.

Esse processe de persuasão gera um aumento significável na base de leads, que, consequentemente, poderão vir a adquirir o produtos e/ou serviços que você oferece.

Confira algumas dicas para colocar em prática:

 

AGREGUE VALOR AO SEU CLIENTE

Sabe qual a chave do sucesso? Não é apenas agregar valor ao seu produto ou serviço. Você deve voltar seus esforços ao que mais importa: seu cliente. Faça-o se sentir especial. Use as redes sociais, use marketing de conteúdo, personalize ao máximo a experiência do cliente.

 

IDENTIFIQUE OS CLIENTES MAIS VALIOSOS

Analise seu número total de clientes. Se 10% deles forem responsáveis por 70% do faturamento da sua empresa, suas atenções, então eles são valiosos.

Não se trata de oferecer tratamento diferenciado, se trata de investir a quantia certa no cliente mais qualificado.

O que é um cliente qualificado? Aquele que realmente precisa do seu serviço/produto e irá voltar a fazer negócio com você futuramente, com certa periodicidade.

 

CRIE UM BANCO DE DADOS

É importante que a sua empresa mantenha um cadastro de clientes atualizado. É por meio desse banco de dados que você vai criar suas campanhas e direcioná-las ao cliente correto.

Nesse banco de dados devem contar informações sobre o perfil do cliente, seu perfil de compra, a periodicidade com que ele compra com você, quanto ele compra com você, o que ele compra com você e como ele compra.

Com essas informações, você saberá se ele é um cliente valioso.

 

INVISTA EM DIVERSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Alguns clientes irão preferir ter acesso às suas informações pelo blog, outros pelo seu site, outros pelas redes sociais.

Mantenha todos os seus canais sempre atualizados e dissemine a informação no maior número de canais possível para que sua empresa seja facilmente encontrada.

Mantenha uma equipe preparada para atender ao seu cliente nos diferentes canais, seja por telefone, por comentários em redes sociais, por chat ou por e-mail.

 

ALGUMAS AÇÕES DIRETAS PARA PRATICAR O MARKETING DE RELACIONAMENTO:

 

  • Entrar em contato com o cliente informando-o sobre ofertas de produtos/serviços
  • Parabenizar o cliente em datas especiais, como seu aniversário ou datas sazonais, como Natal, Ano Novo, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças
  • Realizar pesquisas de satisfação com os clientes sempre que produtos e serviços forem fornecidos
  • Oferecer bonificações por meio de planos de fidelidade, distribuindo cupons de desconto, facilidades no pagamento, brindes, sorteios e premiações

 

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO?

 

RECEBER FEEDBACKS

Com o Marketing de Relacionamento é possível colher feedbacks constantes de seus clientes.

Estando mais próximo do seu cliente, ele se sentirá mais à vontade para dizer do que gostou e do que não gostou, permitindo que você possa fazer as melhorias necessárias de seus produtos e/ou serviços.

Os feedbacks são muito importantes para que você continue a oferecer o que seu cliente precisa e espera.

 

GANHAR MAIS DO QUE CLIENTES, CONQUISTAS FÃS

O Marketing de Relacionamento existe para fazer mais do que auxiliar nas vendas. Seu papel é fazer com que os clientes sejam mais do que clientes, ele cria fãs.

O Marketing de Relacionamento deve ser recíproco, pois você oferece valor ao cliente e ele lhe retribui com sua fidelização.

Seu objetivo é criar uma relação contínua com o cliente, sendo o tipo de empresa que ele não vai pensar duas vezes antes de defender e recomendar.

 

Quer saber mais sobre Marketing de Relacionamento e deseja incluir isso nas suas estratégias? Converse com a gente!