GATILHOS MENTAIS: COMO USÁ-LOS NA SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL

GATILHOS MENTAIS: COMO USÁ-LOS NA SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL

 

O Marketing Digital usa muitas estratégias para gerar leads e fidelizar clientes.

Uma dessas técnicas são os gatilhos mentais.

Os gatilhos mentais são técnicas de persuasão que podem produzir sintomas emocionais ou psíquicos em quem são aplicados.

Ao aplicar os gatilhos mentais da forma correta, você é capaz de incentivar as pessoas a fazerem algo ou tomarem uma decisão. E quando o assunto em pauta são os negócios, os gatilhos mensais são ótimos aliados. Eles são ótimas ferramentas para conduzirem e convencerem o seu cliente, levando-o ao fechamento do negócio.

 

Para que você entenda melhor, o processo de tomada de decisões não acontece de forma racional, lógica e consciente como costumamos acreditar. Ele começa no inconsciente, quando determinados estímulos ativam partes específicas do cérebro.

Um estudo realizado pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) mostrou que o ato de escolher pode ser dividido em três partes:

 

  • Seu cérebro decide o que você vai fazer
  • Essa decisão aparece na sua consciência, passando a sensação de que você está tomando a decisão de forma racional
  • Você age de acordo com a sua decisão

 

Isso serve para que nosso o cérebro possa administrar melhor todas as decisões que precisamos tomar no dia a dia, otimizando nosso tempo e diminuindo os riscos.

São as decisões que nosso cérebro toma no piloto automático para evitar nosso esgotamento em meio a tantas escolhas.

As decisões já estão tomadas, mas isso não quer dizer que elas não podem sofrer influências.

E os gatilhos mentais são a prova disso.

 

QUAIS OS PRINCIPAIS GATILHOS MENTAIS E COMO USÁ-LOS?

Existem diversos tipos de gatilhos mentais, um para cada situação. Separamos aqui alguns dos gatilhos mentais mais usados. Confira:

 

Gatilho Mental da Escassez

As pessoas costumam dar mais valor àquilo que é escasso. Isto porque o inconsciente costuma pensar que, quanto mais difícil for conseguir seu objeto de desejo, mais raro e valioso ele é.

Como usar? Usar termos como “últimas peças” ou “restam apenas 3 peças no estoque” despertam o senso de escassez no usuário.

Exemplo: O site da Dafiti coloca a quantidade de itens restantes em estoque ao lado de cada anúncio.

 

Outra opção é lançar uma edição especial de determinado produto/serviço ou uma promoção limitada, como a casquinha sabor doce de leite lançada pelo McDonald’s. Seu anúncio dizia: Casquinha doce de leite e continha um adesivo continha a informação: por tempo limitado.

 

Gatilho Mental da Urgência

O gatilho mental da urgência é parecido com o gatilho da escassez, mas enquanto um se refere à quantidade, o outro se refere ao tempo restante para determinada oferta acabar.

Muito usado em e-commerces e sites de compras coletivas, o gatilho mental da urgência desperta o sentimento de pressa e impaciência no usuário.

Como usar? Use frases como “tempo restante” ou “últimas horas para aproveitar” em seus anúncios e ofertas.

Exemplo: Sites de compras coletivas usam muito essa técnica, inserindo um relógio com contagem regressiva mostrando o tempo restante para você adquirir a oferta. “Tempo restante: 8 dias, 22 horas e 34 minutos”.

 

Gatilho Mental da Autoridade

Se você quer que as pessoas confiem em você e no seu trabalho, você precisa se posicionar como uma autoridade no nicho em que atua.

Como usar? Você deve ser a autoridade no assunto. Isso implica em conhecer bem o seu produto, o seu mercado e a sua concorrência e portar-se como autoridade, cuidando inclusive da oratória, da postura e da apresentação pessoal.

Exemplo: A Tigre, líder de mercado no segmento de tubos, conexões e materiais hidráulicos, tem seu famoso slogan “Quem Usa Tigre é Autoridade no Assunto”.

 

Gatilho Mental da Reciprocidade

Gentileza gera gentileza. A famosa frase nos mostra que é dando que se recebe e que devemos retribuir, da mesma forma, o que a outra pessoa nos ofereceu. Seus clientes lhe dão o faturamento, e você, o que entrega a eles?

Como usar? Que tal disponibilizar materiais grátis aos seus clientes, como e-books, posts educativos, brindes ou amostras grátis.

Exemplos:

“Download grátis”

“Baixe aqui seu e-book gratuito GATILHOS MENTAIS: COMO USÁ-LOS NA SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL.”

“Como dominar a técnica da persuasão? Assista à vídeoaula gratuitamente!”

 

Gatilho Mental da Prova Social

O ser humano é um ser sociável por natureza. Ele tende a se inspirar nos comportamentos das outras pessoas para se sentir mais confortável, fazendo o que elas estão fazendo, comendo o que elas estão comendo, comprando o que elas estão comprando.

Como usar: As redes sociais são grandes aliadas ao gatilho mental da prova social, pois é o melhor lugar para popularizar algo. Compartilhe depoimentos de clientes, faça pesquisas de satisfação, divulgue a quantidade de unidades vendidas, publique imagens de pessoas usando seu produto ou serviço e divulgue o número de leitores do site.

Exemplos:

“Mais de 3 mil pessoas leram nosso e-book sobre Gatilhos Mentais e já estão começando a colher os resultados dessa estratégia”

“Seja um dos mais de 30 mil leitores que já alavancaram seus negócios”

 

Gatilho Mental da Novidade

As pessoas adoram novidades. Você sabia que, quando somos expostos a algo novo, há um aumento na liberação de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer? Empresas de tecnologia e automóveis usam esse gatilho com muita frequência. A cada semestre é lançado um novo modelo de celular, um novo modelo de carro.

Como usar: Ao lançar algo novo, invista na publicidade e faça uma boa propaganda do seu produto ou serviço. Mais uma vez as redes sociais são grandes aliadas nesse processo.

Exemplo: Não perca o lançamento do e-book GATILHOS MENTAIS: COMO USÁ-LOS NA SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL!