Conheça as tendências do Marketing Digital para 2016

Conheça as tendências do Marketing Digital para 2016

Se você deseja construir um case de sucesso para a sua empresa em 2016, aposte em mobile marketing, qualificação de dados, retargeting e marketing de conteúdo. Estes são as grandes tendências que devem fazer parte da sua estratégia de marketing digital no próximo ano.

O ano de 2015 vai chegando ao final marcado pelas dificuldades econômicas do país. O novo ciclo, no entanto, não apresenta projeções muito otimistas: se neste ano a retração pode chegar a 3%, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), o próximo ainda deve enfrentar dificuldades e encerrar com queda de 1%.

Em um cenário onde o poder aquisitivo do consumidor é menor, a necessidade de investimento em visibilidade cresce consideravelmente e o marketing digital torna-se o principal canal. Segundo a pesquisa “The CMO Survey 2015″, realizada pela Duke University, dos Estados Unidos, junto a 288 CMOs de todo o mundo, o investimento digital deve aumentar 14,7%. No BRasil, esse número pode ser ainda maior.

De acordo com Fernando Rosolem, gerente de Marketing Service da Serasa Experian, ““A chance de alcançar o público-alvo nos sites e redes sociais de uma forma mais eficiente e econômica, se comparando à TV e o impresso, ainda é o que faz do marketing digital uma das ferramentas mais rentáveis, inclusive para pequenas e médias empresas”. As alternativas vão da qualificação do banco de dados à produção de conteúdo, com soluções cada vez mais voltadas aos dispositivos móveis. Veja a seguir algumas tendências para 2016:

Mobile Marketing

As empresas sentiram a necessidade de transformar os layouts de seus sites e peças de e-mail marketing desde que o Google alterou seus algorítmos de busca para privilegiar nas primeiras páginas de resultados os sites com versão para mobile. Assim, a experiência do usuário de dispositivos móveis se tornou prioridade diante do uso generalizado desses aparelhos. Roselem explica ainda que “Se a página tem difícil navegação ou o e-mail não se enquadra na tela, o consumidor desiste e parte para a concorrência, enquanto as taxas de acessos e de abertura ficam comprometidas”.

Qualificação dos dados

Fazer o seu e-mail marketing se sobressair em meio a tantos que chegam às caixas de e-mails dos usuários é um desafio. Para vencê-lo, sua mensagem deve levar informações interessantes ao usuário. Por isso, a inteligência na informação é essencial para uma abordagem assertiva. Invista em soluções de Big Data e Data Quality para validar e qualificar o banco de dados.

Retargeting

As ações de retargeting são muito importantes em momentos de estagnação econômica e os dados qualificados facilitam essas ações. Elas tornam-se populares porque utilizam o comportamento do consumidor durante a navegação em um site para recuperar carrinhos abandonados, por exemplo. Hoje é possível até mesmo chegar a esses consumidores através das redes sociais. Rosolem, entretanto, alerta contra a invasão de privacidade. “O retargeting converte um percentual adicional relevante, mas precisa ser utilizado com parcimônia para não se tornar intrusivo e gerar um efeito reverso”.

Inbound Marketing

Para que a marca tenha um relacionamento intensificado com o seu consumidor, é imprescindível que ela esteja presente no ambiente online. De acordo com especialistas de mercado, já não é o suficiente contar com um site bem montado, mas também uma rede social que provoque o engajamento e principalmente um blog com conteúdo de interesse público. Essa onipresença na web é também conhecida como Inbound Marketing e desponta como uma das maiores tendências para 2016. Isso porque ela torna a marca referência em seu nicho, por meio de vídeos, podcasts, eBooks, whitepapers, newsletters, SEO e outros. Fernando Roselem ainda ressalta que “A geração de conteúdo gratuito de qualidade tem grandes chances de viralização, criando uma audiência fiel e gerando leads para ações de marketing”.

Você deseja ampliar a sua perspectiva de negócio e deixar a sua marca por dentro de todas as tendências para o marketing digital em 2016? Fale com a gente. Te ajudamos a crescer!