Conheça as mudanças do LinkedIn e Facebook para empresas

Conheça as mudanças do LinkedIn e Facebook para empresas

Recentemente, duas novidades envolvendo o LinkedIn e Facebook chamaram a atenção daqueles que trabalham com negócios, marketing e, principalmente, empresas atuantes no mercado digital. A primeira trata-se do Facebook como uma plataforma de conexão profissional, enquanto que a segunda diz respeito às maiores atualizações do LinkedIn para a versão desktop feitas até hoje, com o intuito claro de aumentar o engajamento dos usuários. Entenda cada uma delas com a Max2 Digital:

Facebook At Work
Em setembro de 2016, o portal TechCrunch anunciou o chamado Facebook At Work, uma versão da rede social especialmente pensada em empresas. A plataforma – que terá pagamento mensal por cada usuário ativo – irá funcionar como mais uma maneira online de conexão profissional, onde as pessoas poderão se comunicar sobre assuntos de trabalho e acompanhar as atividades de todos os seus contatos corporativos.

Talvez o mais interessante da novidade seja a questão da interface extremamente semelhante à do Facebook tradicional, que geraria a identificação do usuário e, ao mesmo tempo, ofereceria uma funcionalidade diferenciada, estritamente profissional. Nela, haverá o Feed de Notícias, a Linha do Tempo, envio de mensagens, foto de capa, álbuns, compartilhamento e até mesmo transmissões em vídeo ao vivo – só que, neste caso, para auxiliar em reuniões e conferências corporativas.

Apesar do anúncio não ter sido divulgado oficialmente pela rede social de Mark Zuckerberg, a previsão é de que o Facebook At Work passe a funcionar ainda este ano. Isso significa que, com o lançamento, o Facebook passa a focar fortemente no lado corporativo e, embora de maneira diferente do que o LinkedIn se propõe a ser, passa a oferecer uma nova forma de relacionamento entre as pessoas durante o momento de trabalho.

Por outro lado, o LinkedIn, como maior rede profissional do mundo, também se antecipa e anuncia uma série de atualizações para aumentar o engajamento de seus usuários, mostrando que não tem pretensão alguma de estagnar-se no mercado.

Reformulações do LinkedIn
Para começar, a marca garante ter realizado o maior redesign desde a sua origem, com uma interface para desktop mais limpa e de fácil acesso, tanto para insights, quanto para ofertas de emprego. Essa aparência mais clean também se estende para o feed dos usuários, que, com a atualização, podem organizar os conteúdos por interesses. Com o intuito de evitar o excesso de informação, o feed personalizado também utilizará como base a profissão, empresa e região do usuário.

Entre as reformulações, ainda há a questão das mensagens mais inteligentes. Após analisarem o aumento de 240% no número de mensagens enviadas desde que o aplicativo móvel do LinkedIn fora lançado, em 2015, a ideia foi oferecer uma plataforma de mensagens mais atualizada e próxima do usuário, independentemente de onde ele esteja. Assim, as relações profissionais em rede continuam sendo um ponto forte da ferramenta.

Por fim, a empresa incentiva o conhecimento e as habilidades de seus usuários, para que, de certa forma, seja possível “formar” pessoas através de uma experiência de aprendizagem personalizada. Essa última criação tem nome: LinkedIn Learning! A plataforma tem como função principal combinar conteúdo do Lynda.com (estudos online) com os dados do próprio LinkedIn, oferecendo, assim, cursos totalmente segmentados.

Com essas inovações, é possível notar que tanto Facebook, quanto LinkedIn, preocupam-se em alcançar um público cada vez mais produtivo, conectado e atualizado. E, além da semelhança em previsão de lançamento para o Brasil – no mês de outubro –, ambas as iniciativas tiveram início já em 2015. A diferença é que agora os projetos realmente sairão do papel e têm tudo para acrescentar positivamente nas experiências das empresas.

Quanto a nós, da Max2 Digital, continuaremos atentos às mudanças, prezando sempre pelo serviço mais atualizado possível ao nosso cliente! LinkedIn também pode fazer a diferença em resultados para a sua marca, e, Facebook, inegavelmente oferece o espaço que a sua empresa precisa para se destacar no digital! Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente!