3 dicas para conquistar 10x mais tráfego sem gastar muito

3 dicas para conquistar 10x mais tráfego sem gastar muito

Você já deve ter ouvido falar na falsa premissa de que é preciso investir rios de dinheiro em campanhas para aumentar o tráfego de qualquer site. Não é bem assim. O investimento é sim importante, ainda mais se houver um ou mais objetivos envolvidos. No entanto, toda empresa deve ter em mente que é possível aumentar o número de visitas do próprio site sem ter de vender um órgão vital.

Abaixo, separamos três dicas essenciais para quem deseja conquistar mais tráfego sem ir à falência:

1- Compartilhe seu conteúdo várias vezes nas redes sociais

O compartilhamento periódico de conteúdos antigos nas redes sociais é vital para o aumento do tráfego de seu site. Essa reciclagem de posts ajuda a trazer à tona o que já foi publicado no passado, com o intuito de debater certos assuntos novamente com novas abordagens ou simplesmente para aproveitar um contexto diferente.

É importante ter em mente que o público nem sempre consegue acompanhar todos os posts publicados pelas marcas que admiram e seguem. Por isso, o tal do “recompartilhamento” deve fazer parte da estratégia de conteúdo, independente do segmento.

Se você acompanha o Twitter, provavelmente já deve ter percebido que grandes veículos de comunicação, como o G1, republicam conteúdos o dia inteiro. Essa expertise é fundamental para aumentar o alcance dos tuites e o tráfego do site.

Só fique atento a informações que já perderam a relevância, como eventos que já passaram ou que não são pertinentes, e não peque pelo excesso. Do contrário, cansará todos os seus seguidores.

2- Diga aos usuários o que você espera que eles façam

Sempre diga aos visitantes de seu blog e seguidores das redes sociais o que eles devem fazer após a leitura de um conteúdo, além de tornar essa ação simples e fácil de ser realizada.

Exemplo: ao final de um post, convide os leitores a deixar um comentário, compartilhar o que acabou de ler e clicar em um call to action (CTA) que o leva para uma landing page coerente com o assunto tratado. Os youtubers fazem isso muito bem e, apesar de serem alvos da “zoera never ends” na internet, as chamadas persuasivas funcionam bem. Quem trabalha com vídeo sabe bem disso!

Na correria do dia a dia, a maioria das pessoas não costuma perder tempo compartilhando certos conteúdos na internet. Afinal, há tanta informação e posts espalhados na web, que se parássemos para compartilhar tudo não teríamos tempo para nada. A ideia aqui é estimular essa ação, mesmo que possa ser negada por uma parcela dos leitores. O importante é enviar a mensagem, deixar que o usuário decida o que realmente quer fazer após o término da leitura.

Outra ideia é sempre indicar conteúdos complementares. Isso pode ser feito no meio do texto ou ao final, com uma lista de outros posts que ajudam na compreensão do tema ou expandem o aprendizado. O mesmo vale para materiais mais completos, como e-books, whitepapers e infográficos. Recomende tudo que for relevante para seu público-alvo, sem dó. Imagine-se no lugar dele e pense: o que eu gostaria de ler ao final disso aqui? A resposta deve ser seu próximo passo.

Lembre-se de deixar os botões de compartilhamento bem visíveis. Quando mais você facilitar a vida do leitor, mais chances terá de ganhar mais tráfego com a ajuda deles. É uma troca de favores 🙂

3- Incentive os visitantes a assinar sua newsletter

Por último e não menos importante, incentive seu leitor a assinar a newsletter de seu blog ou revista digital. Ao fazer isso, ele passará a receber seus novos conteúdos por e-mail, uma das formas mais práticas de aumentar a distribuição dos posts e, de quebra, ganhar mais tráfego para o site.

Com o endereço de e-mail do leitor, você tem acesso a um novo mundo repleto de oportunidades. A partir dele, será possível criar um relacionamento mais aprofundado, enviar outros conteúdos que sejam relevantes para ele e manter esse diálogo de maneira periódica. Só tome cuidado para não lotar a caixa de mensagens do futuro cliente com informações desnecessárias. Fale o que ele deseja ouvir e mantenha o tom conversacional mesmo, numa boa. Essa relação tem tudo para progredir, influenciar positivamente seu tráfego e ainda aumentar a possibilidade de vender um produto ou serviço.

Gostou das dicas de como aumentar o tráfego de seu site? Então, deixe seu comentário e compartilhe o post nas redes sociais. Conhecimento é a chave para o sucesso. Bora levá-lo para mais gente. Ah! Não se esqueça de assinar nossa news! 😉