4 ideias criativas para aumentar a geração de leads

4 ideias criativas para aumentar a geração de leads

A geração de leads é um processo que costuma ser difícil, especialmente para quem está começando agora e espera resultados rápidos usando métodos já defasados. Um deles é o envio de e-mails frios, sem conhecer o público-alvo e suas necessidades. Pior é quando o conteúdo é enviado constantemente, cansando o destinatário até que ele desista e dê aquela leva descadastrada no recebimento. Olha o risco!

Agora, vamos refletir o seguinte: como seria alcançar os objetivos da geração de leads usando métodos que realmente adicionam valor aos prospects? A reflexão parece utópica, mas na verdade é totalmente possível. Para começar, separamos algumas opções que podem ajudar seu futuro cliente a tomar decisões baseadas nas necessidades deles, em vez de sufocá-los com a imagem de sua marca e soluções que não convergem com o que precisam no momento.

Como fortalecer a geração de leads com quatro ideias criativas

1- Crie um quiz

O quiz é uma maneira simples e criativa de obter informações sobre os leads. A ideia aqui é trocar o resultado da atividade pelo novo contato, podendo oferecer algum material digital, como e-book, ou uma análise baseada nas respostas do visitante de seu site.

Sempre tenha em mente que o quiz ou qualquer outro método escolhido deve gerar valor para quem o faz. Não adianta montar algo cheio de firulas e vender uma ideia e entregar outra. Tenha um objetivo bem definido com esse quiz e monte-o de acordo com as necessidades de seu público.

2- Monte uma planilha funcional

Montar uma planilha pode levar horas e mais horas. Como estamos sempre na correria, baixar uma completa e funcional ajuda muito. Isso gera valor ao visitante. Ele não terá mais esse trabalho.

Para gerar leads com a ajuda da planilha, basta colocá-la como recompensa por quem preencher um formulário de contato em uma landing page. Lembre-se: quanto mais você se aprofundar sobre seu público-alvo e conhecer os tipos de conteúdo que esse público consome, mais fácil será alcançá-lo e, consequentemente, novos leads serão gerados.

3- Faça uma lista de ferramentas úteis

A internet está repleta de empresas que oferecem ferramentas úteis para o dia a dia pessoal e profissional das pessoas. Se você separar um tempo do dia para listar as mais interessantes para sua audiência, isso mostrará que existe sim a preocupação com o sucesso de seus visitantes e não só a autopromoção de produtos e serviços.

Como retorno, você atrairá um grupo de pessoas que estão procurando soluções como as suas, facilitando o caminho até a geração de leads.

4- Ofereça um teste ou avaliação grátis

Testes e avaliações grátis ajudam o visitante em dúvida na tomada de decisão. Na prática, ele verá como o seu serviço ou produto funciona e, com isso, ficará mais propenso a comprar de você.

Alguns leads tendem a permanecer em dúvida após experimentar algo novo. Seu papel é identificá-los e nutri-los com informações, que podem ser enviadas por e-mails marketing estratégicos dentro de um workflow planejado. Só não vale forçar a barra ou empurrar algo que o lead não esteja disposto a comprar no momento.


Você pode combinar alguns métodos de geração de leads ou testá-los um por um para identificar quais têm mais aderência com o público. O importante é oferecer conteúdos relevantes para quem está em seu ambiente online.

Se tiver alguma dúvida sobre conversão ou outra etapa de Marketing Digital, entre em contato com a gente ou deixe seu comentário!