Atendimento estratégico ao cliente: fator decisivo para o sucesso das campanhas de marketing digital

Atendimento estratégico ao cliente: fator decisivo para o sucesso das campanhas de marketing digital

Captar potenciais clientes para a geração de negócios: esse é um dos grandes objetivos das ações de marketing. Muito se fala sobre a importância de manter o foco no público-alvo, utilizar recursos de geolocalização e atualizar permanentemente o site e as redes sociais. Mas você sabia que de nada adianta as pequenas e médias empresas adotarem essas medidas se não houver a fidelização dos contatos recebidos? Isso só acontece com um atendimento de qualidade desde o primeiro momento que o potencial cliente busca pela empresa.

O primeiro passo para a geração de leads é ter um funcionário capacitado para atender de forma rápida e eficiente. O mantenha sempre informado sobre produtos, serviços e promoções, e mostre a importância de ser prestativo, educado e atencioso. E lembre-se: treinamento em técnicas de vendas e persuasão faz toda a diferença.

Manter vários canais para o cliente entrar em contato com a empresa é fundamental. Para e-mail e formulários, a melhor dica é contar com um sistema de recebimento da mensagem.

Ter informações atualizadas dos clientes em potencial, principalmente como ele chegou até a companhia, além de rastrear produtos e serviços mais procurados e hábitos de compra é essencial – não importa se a empresa usa sistema de e-mail marketing, soluções de CRM ou banco de dados próprio.

Isso permite criar um relacionamento constante com os clientes, gerando um impacto positivo nos negócios da empresa. Assim, é possível oferecer produtos, dar dicas, informar sobre promoções e novidades, além de permitir visualizar o retorno do investimento nas ações de marketing digital ao avaliar a efetividade de cada uma das campanhas.

Classificar o nível e o tipo de interesse dos clientes é vital para o negócio. Para isso, use as informações coletadas da sua lista para determinar em qual perfil ele se classifica: de longo ou curto prazo, poder de compra ou se é apenas um “pesquisador” de preços. A partir dessa padronização, personalize o atendimento de acordo com cada caso e perfil. Os clientes de longo prazo merecem atenção especial e devem ser informados por meio de comunicados, newsletters e contato telefônico esporádico.

Por fim, a análise do tráfego e da conversão irá ajudar a entender a origem dos cliques, o que é essencial para determinar o ROI de marketing e melhorar todas as campanhas.

Adotando todas essas táticas, certamente você vai transformar clientes em potencial em negócios fechados. Precisa de ajuda? Entre em contato com a gente. Iremos te direcionar em todas essas etapas.

Fonte: http://noticias.r7.com/dino/economia/atendimento-estrategico-ao-cliente-e-fator-decisivo-para-o-sucesso-das-campanhas-de-marketing-digital-das-pmes-06102015