A importância do planejamento em redes sociais

A importância do planejamento em redes sociais

Gerenciar páginas de redes sociais pode parecer uma tarefa simples. No entanto, exige muita cautela, dedicação e, principalmente, planejamento!

É inegável que, antes de iniciar qualquer trabalho no digital, é preciso ter embasamento suficiente sobre a marca, seus objetivos e o público que deseja atingir. Com esses três pontos bem definidos e estruturados, fica muito mais simples manter a atualização adequada de cada tipo de rede social, independentemente do formato da plataforma ou segmento do negócio.

Mas engana-se quem pensa que planejamento está relacionado apenas à criação inicial da estratégia de conteúdo. Para tornar-se referência e alcançar os resultados esperados, é necessário não somente pensar e definir um plano, mas saber como segui-lo e entender por que é importante aperfeiçoá-lo sempre que possível. Abaixo, listamos cinco ações cotidianas que precisam de atenção quando falamos em planejamento e os motivos de serem tão importantes no dia a dia do Social Media.

1- Definição de entrega e prazos

Estipular prazos e modelos de entrega para um planejamento é imprescindível para manter a organização e, consequentemente, a qualidade no trabalho prestado. Criar um padrão de entrega com o cliente e definir datas nas respectivas áreas envolvidas – conteúdo e criação (agência), aprovação (cliente) e finalização do job (agendamento de postagens, por exemplo) – torna o processo muito mais prático, dinâmico e, assim, ninguém foge do deadline!

Os prazos são os melhores amigos de qualquer profissional da comunicação e, quando falamos em digital, eles se intensificam ainda mais, já que um dia perdido nas redes sociais, muitas vezes, não poderá ser reaproveitado. Portanto, o cenário mostra que ter um cronograma faz toda a diferença no processo de redes sociais. Planejar divulgações para o próprio dia não é recomendado e foge da prática de um planejamento bem estruturado. É claro que existem ações e exceções, porém, ter os trabalhos adiantados pelo menos com uma semana de antecedência é o ideal para manter o equilíbrio.

2- Versatilidade, apesar da identidade

Ao criar um planejamento de redes sociais, é preciso entender que este é um ramo que exige versatilidade. Você precisa se atualizar e estar disposto às constantes mudanças que acontecem no digital, com conteúdos diferenciados e que, nem sempre, estarão de acordo com o que você diria como pessoa, mas que têm relação direta com o pensamento da persona. Outro fator a ser percebido é que nem sempre as marcas falam a língua do público ou se colocam no lugar dele, enquanto isso poderia estar sendo utilizado a favor da marca, como um diferencial.

Por outro lado, deve-se ter sempre em mente a linha editorial da empresa, a sua identidade como um todo, e evitar mudanças repentinas de linguagem, comportamento ou nos próprios valores da empresa – o que só confundiria o público-alvo. Portanto, a flexibilidade e versatilidade em planejamento de conteúdo são importantes, mas não devem ser confundidas com a identidade, que jamais deve ser perdida.

3- Discernimento nas redes

Se há mais uma dica para criar um bom planejamento em redes sociais, essa é utilizar o discernimento – seja para criar conteúdo, imagens, ações para a marca e mesmo para saber onde inseri-los. Usar a originalidade e a criatividade é essencial, e o planejamento não necessariamente precisa ser o mesmo todas as semanas. Afinal, há datas especiais de interesse de cada ramo, particularidades das redes, entre outras ocasiões que, se não aproveitadas logo, perdem o timing no digital.

Exemplificando, um GIF nas redes sociais pode ser perfeito para ser utilizado por aquela marca, naquele dia específico – mesmo que não estivesse inserido no planejamento da semana anterior, no adiantamento. Por outro lado, se deixá-lo para daqui alguns dias ou no próximo planejamento, ele não servirá mais. Nesses momentos, entra o discernimento do profissional responsável pelas redes sociais, para organizar o seu tempo e incluir em um novo planejamento algo criativo e inovador sobre o assunto do momento, e, também, da própria marca, que deve estar atenta para uma aprovação em cima da hora, se for o caso, para não perder algo que poderia ser bacana para gerar engajamento e outros resultados positivos, além de não temer a concorrência em questões de inovação.

Portanto, utilizar o bom senso e a clareza nesses casos é muito importante para não deixar o gancho da internet, do atual, do agora, para depois. Afinal, a internet não prioriza o depois, e sim o agora.

4- Bons relacionamentos em todas as áreas

Fazer um planejamento em redes sociais, por mais que haja uma pessoa responsável por ele, exige contato direto com diversas áreas, ou seja, exige relacionamentos. O profissional que realiza o atendimento, aquele que faz o conteúdo, outro que cria uma imagem, eventualmente um gestor e, principalmente, a marca, que aprovará todo o planejamento de redes sociais, devem se complementar, já que as áreas estão correlacionadas. Uma depende da outra para acontecer, então ter um bom relacionamento é fundamental para que tudo aconteça conforme o planejado.

5- Mensuração de resultados

Por fim, deve-se ter em mente que um planejamento será bem melhor construído se obtiver retorno. Ele está gerando resultado positivo para a marca? Deve ser modificado? A mensuração de resultados é fundamental para responder essas perguntas. Com determinado engajamento, número de cliques ou alcance, é possível extrair insights valiosos e que poderão estar inseridos no próximo planejamento. O mundo digital se atualiza a cada instante, e se não houver um acompanhamento, a forma como a marca está lidando com conteúdo nas redes sociais pode parecer atrasada na visão de seus clientes e potenciais clientes.

Definitivamente, seguir um planejamento e inová-lo é um grande desafio no cotidiano de profissionais da comunicação. Se não estiver bem planejado, o trabalho poderá sofrer consequências de atraso e, o que seria ainda pior, de qualidade. Por isso, todos esses passos, juntos, tornam-se fundamentais para a criação de um planejamento de conteúdo organizado, criativo e inovador.

Gostaria de ter um planejamento semanal diferenciado nas redes sociais? Entre em contato com a gente!