Topic Data – uma nova maneira de analisar os dados do Facebook

Topic Data – uma nova maneira de analisar os dados do Facebook

Quando falamos em redes sociais, o Facebook aparece como um importante e necessário canal de comunicação e integração entre marca e público-alvo. Com isso, estar presente nas redes sociais deixa de ser uma opção. Mas não basta ter uma página no Facebook, é necessário medir os resultados que ela gera. Resultados, esses, que são essenciais para definir estrategicamente o tom de voz, frequência de postagens e linha editorial que a página vai seguir. Diversas são as ferramentas utilizadas para mensurar os resultados, mas a última novidade diz respeito a uma parceria entre Facebook e DataSift – o grande líder em inteligência de dados atual. Trata-se do chamado Topic Data, ferramenta representada no Brasil pela conceituada empresa Scup, que chegou há pouco mais de um ano aqui e em mais 138 países para apresentar soluções de análise para o Facebook.
Uma inteligência focada, principalmente, em insight de audiências.

Diferenciais do Topic Data

Mas, por que escolher o Topic Data se já existem diversas outras ferramentas?
Visto que o Facebook é a rede que provoca maior engajamento no mundo, com cerca de 1,59 bilhão de usuários mensais, dos quais no mínimo 1 bilhão acessa a rede diariamente, ter uma ferramenta que mensure detalhadamente o que acontece por ali torna-se essencial. Abaixo, listamos 10 diferenciais do topic data, em relação às outras ferramentas do segmento. Confira:

1)  Possibilidade de aprofundar percepções sobre a marca e os concorrentes;
2)  Identidade visual prática e rápida, para agências e clientes;
3)  Identifica comportamento e preferências de diferentes públicos-alvo, ao contrário de uma pesquisa comum;
4) Único a considerar todas as interações sobre um assunto;
5) Otimiza ações e campanhas de marketing em tempo real;
6) Traz seis vezes mais insights do que outras redes e utilizando dados públicos, de acordo com o DataSift;
7) Essencial para entender o resultado na eficiência de campanhas;
8) Capaz de identificar as interações por tipo de público e audiência para a criação de conteúdos e anúncios direcionados;
9) Inteligência de marketing muito mais precisa.

Mas talvez o 10º seja o mais importante e relevante diferencial, pelo fato do Topic Data capturar não apenas os dados públicos, mas também os privados, ou seja, as marcas que utilizam essa ferramenta terão acesso na íntegra ao que seus clientes e consumidores estão falando sobre ela, independentemente da configuração de privacidade de cada usuário. Isso, claro, sem infringir a política de privacidade do Facebook, já que esses dados são entregues à marca mantendo o perfil de cada usuário anônimo, sem comprometer sua identidade.

Por que usar o Topic Data?

Entende-se, assim, que o objetivo maior da ferramenta não é proporcionar interação entre marca e cliente, mas trazer dados em tempo real sobre o engajamento gerado a partir de todos os posts do Facebook, ou seja, através de uma verdadeira análise de curtidas, compartilhamentos e comentários, seja de marcas, atividades, eventos ou pessoas, incluindo os conteúdos que forem compartilhados de maneira privada.

O que a ferramenta oferece?

Principalmente, a contagem e informações de cada item engajado, como reações (curtidas), compartilhamentos e comentários, incluindo hashtags, links, assuntos, posts etc.. A partir de então, a empresa é capaz de identificar as opiniões e comportamentos de seu público, assim como as percepções que ele tem sobre sua marca.

Como funciona?

Para usar a inteligência de marketing do Topic Data, a sua empresa não precisa ser cliente de outros produtos do SCUP, basta contratar o Scup Analytics, sistema que reúne todas as informações do Topic Data e, na prática, torna a análise mais segura, além de identificar em qualquer momento “o que”, “quando” e “como” estão falando sobre assuntos relevantes para sua marca, oferecendo detalhes que poucas ferramentas oferecem.

Por exemplo, se os dados gerais indicam que a interação maior de certa campanha veio de homens, do Rio de Janeiro, com idade entre 25 e 34 anos, você pode clicar em cada um deles e ter uma visão aprofundada através de gráficos e cruzando informações, como idades mais precisas dentro da localização (no caso, RJ), gêneros mais precisos dentro da idade, ou até mesmo verificar como as pessoas interagiram com determinada hashtag, e assim por diante, da forma que preferir.

Como podemos ver, o Topic Data é uma ferramenta inovadora, que oferece os mais variados resultados, permitindo que eles sejam cruzados entre si e fornecendo um relatório de métricas preciso e detalhado.

O que você achou do Facebook Topic Data? Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a gente! Podemos ajudar sua marca a ser vista no mercado! 😉