SEO no e-commerce

SEO no e-commerce

A aplicação das técnicas de SEO em lojas virtuais é, sem dúvida, uma das principais etapas do marketing digital para divulgação de um e-commerce. Como os acessos que têm como origem a área de busca orgânica tem um maior potencial de conversão, estar em destaque nesta área é fundamental para o comércio eletrônico! Aqui na Max2 | Marketing Digital já desenvolvemos e-commerces e temos alguns clientes com lojas virtuais, por isso entendemos a importância do processo de SEO nessa área. O que acontece é que, muitas vezes, ele é colocado em 2º plano durante a criação da loja virtual, um grande erro. Entenda o porquê!

A IMPORTÂNCIA DO SEO NO E-COMMERCE

A divulgação de uma loja virtual passa por diversas dimensões dentro do marketing digital, e o posicionamento nas páginas de buscas, como o Google, é uma das mais importantes. Ou seja, não adianta nada você ter produtos maravilhosos, uma loja virtual muito bem estruturada, se o seu potencial cliente não consegue te encontrar na internet.

Estatisticamente, os acessos de uma loja virtual, que têm como origem a parte de busca orgânica das páginas de respostas dos grandes buscadores, apresentam a maior taxa de conversão de todos os canais utilizados normalmente em ações de marketing digital para e-commerce.

O objetivo é sempre conquistar as melhores posições possíveis nas páginas de respostas do Google. Mas não se iluda, pois colocar uma loja virtual no topo dos resultados de busca não é tarefa fácil, nem é coisa imediata.

OTIMIZANDO SUA LOJA VIRTUAL PARA FERRAMENTAS DE BUSCA

O 1º passo no processo de otimização do e-commerce para ferramentas de busca não está em nenhuma técnica de SEO, mas sim na compreensão do comportamento de seu futuro cliente e em como funciona seu processo de busca até a realização efetiva da compra.
Um bom trabalho de otimização de lojas virtuais para ferramentas de busca é desenvolvido sobre três pilares:
1. Otimização da estrutura da loja virtual em sua vitrine, departamentos e página de detalhes;
2. Otimização onpage através das diversas técnicas disponíveis para SEO no e-commerce;
3. Otimização offpage com aplicação de técnicas de link building fechando o trabalho de otimização.

Não se trata apenas da aplicação das técnicas de SEO, mas de compreender o papel dessa dimensão do “Search Marketing” no processo de comunicação da loja com seu futuro cliente, de forma a conseguir o máximo do potencial que ela oferece.

Agora que você já sabe, na teoria, o que fazer para destacar seu e-commerce no meio de tantos outros sites na internet, que tal colocar em prática? Venha tomar um café conosco e conheça nossos trabalhos nessa área!