Como medir o resultado de campanhas nas redes sociais?

Como medir o resultado de campanhas nas redes sociais?

A maior vantagem do marketing digital é o poder de mensuração de campanhas e análise de ROI (retorno sobre o investimento). Com o uso de ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, além de saber a origem e a quantidade da audiência proveniente da internet, também é possível medir a quantidade de geração de leads e conversões, rentabilidade e lucro. Hoje vamos falar um pouco das funcionalidades específicas que existem para analisar estes tipos de dados:

● METAS DE CONVERSÃO

Ao definir os objetivos de um website, é possível cadastrá-los como metas no Google Analytics, possibilitando a verificação da origem de uma venda de produto, por exemplo, entre outras informações relevantes.

● CONVERSÕES ASSISTIDAS

É possível também saber por quais mídias o internauta passou antes de fazer uma compra ou efetuar determinado objetivo, caso não tenha realizado a conversão em uma primeira visita.

● URLS PARAMETRIZADAS

Através do Google URL Builder, é possível criar parâmetros nas URLs utilizadas em campanhas específicas, a fim de analisar dados no Google Analytics separadamente por cada campanha (anúncios em redes sociais, e-mail marketing etc.).

Utilizar ferramentas de análise e mensuração é fundamental para obter bons resultados em campanhas de marketing digital, pois desta forma é possível saber que ações oferecem melhor retorno. Portanto, o melhor caminho ao investir em campanhas de marketing na internet é trabalhar com os seguintes passos:
1. Planejamento estratégico: que ações serão utilizadas para atingir os objetivos definidos;
2. Atividades operacionais: execução das ações;
3. Mensuração: medir os resultados de cada campanha;
4. Análise: definir o retorno sobre o investimento das campanhas, o que deu certo e o que deu errado;
5. Reciclagem: renovar a estratégia e otimizar as campanhas, de modo com que o negócio seja sustentável e ofereça rentabilidade e lucro.

Análises como estas são fundamentais para se ter sucesso nas redes sociais e, o mais importante: gerar as desejadas conversões. Seu público não utiliza mais as redes sociais apenas para se comunicar, se divertir e jogar; ele também consome informação, serviços e produtos! Por isso, é essencial para sua marca que você conheça as ferramentas disponíveis no mercado e qual delas pode te entregar o resultado que mais se encaixa no seu planejamento.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente e ficaremos felizes em te mostrar as soluções que mais se encaixam com as suas necessidades! 😉