O que é edgerank do Facebook e qual sua importância?

O que é edgerank do Facebook e qual sua importância?

Provavelmente você já deve saber que o simples fato de você postar uma atualização de status na timeline, não quer dizer que obrigatoriamente ela será distribuída para cada um de seus fãs, certo? É o EdgeRank que determina quais as mensagens que serão mostradas, e a quem serão mostradas no Newsfeed. Por isso, o EdgeRank é considerado o mais importante indicador de qualquer atividade dentro do Facebook. Se você ainda tem conhecimento desse indicativo, provavelmente sua estratégia de conteúdo e marketing para Facebook pode não trazer os resultados que você espera. No nosso post de hoje vamos explicar tudo que sabemos sobre esse algoritmo e vamos dar algumas dicas de como usá-lo a seu favor. Confira!

O QUE É EDGERANK?

O EdgeRank é um algoritmo que determina qual o alcance que as publicações de uma Fan Page terão em função do histórico do conteúdo publicado na página. Ele nada mais é do que um critério para avaliação de tudo que é postado na página e seu impacto sobre a audiência. É baseado nele, por exemplo, que o Facebook determina o que deve ou não ser exibido no Feed de Notícias dos seus fãs.

COMO ELE FUNCIONA?

Cada post que você publica recebe uma pontuação que irá determinar qual será o seu alcance. Se a pontuação for baixa, seu post não será visto por muitas pessoas; já se a pontuação for alta, seu alcance será maior. Portanto, o EdgeRank funciona como um termômetro dos posts no Facebook. Infelizmente o Facebook não informa qual é o seu EdgeRank, mas sabendo como ele é calculado você pode ter uma noção do que fazer para que seu conteúdo seja mostrada para o maior número de pessoas possível.

COMO É CALCULADO O EDGERANK DO FACEBOOK?

O cálculo do EdgeRank leva em consideração basicamente três fatores:

1. AFINIDADE: Representa a quantidade de interações que cada post recebe. A quantidade de pessoas, fãs ou amigos, que curtem, comentam e visualizam fotos e vídeos é determinante nesse critério. Perfis que costumam interagir com os post de sua página ou perfil, terão uma probabilidade maior de ver sua mensagem exibida na Timeline deles.

2. PESO DO CONTEÚDO: O Facebook atribui um peso para cada tipo de conteúdo, fotos e vídeos têm um peso maior que textos e links. Com base nesse critério, os conteúdos mais interativos, tem uma melhor chance de conseguir uma boa propagação e consequentemente uma maior relevância para o perfil ou página.

3. TEMPO DE PUBLICAÇÃO: Velocidade é tudo em termos de comunicação, por isso, o Facebook atribui um peso maior a posts mais recentes, o que faz todo sentido. Portanto, postagens mais recentes tendem a ter um peso maior em termos de EdgeRank.

Agora você já tem uma ideia do tipo de conteúdo que produzirá um EdgeRank maior e consequentemente trará um maior alcance do seu conteúdo. No final das contas, trata-se de gerar conteúdo que seja relevante para os seus fãs. O EdgeRank simplesmente qualifica esse conteúdo em função do que é mais interessante para os usuários da rede social. E, nesse quesito, a Max2 | Marketing Digital é especialista. Entre em contato conosco e comece o quanto antes a produzir conteúdo de qualidade para seu público!