Como tornar dados mais úteis e consumíveis?

Como tornar dados mais úteis e consumíveis?

Não importa o seu ramo de atuação, provavelmente os processo dentro de sua empresa geram dados e mais dados, certo? Uma pergunta recorrente é como transformar esses dados em informações que você possa usar para melhorar seus negócios. Aqui na Max2 | Marketing Digital trabalhamos diariamente com a análise de dados que são recolhidos das redes sociais de nossos clientes, por isso no post hoje daremos algumas dicas para transformar esses dados em insights positivos para sua marca. Vamos lá:

1. DEMOCRATIZE DADOS PARA CAPACITAR SEUS USUÁRIOS

Na era em que tudo acontece em tempo real, durante os processos dos negócios digitais são criados mais dados do que nunca. Já sobrecarregados, os departamentos de TI estão lutando para dar suporte a este novo paradigma, e a solução é dar acesso aos dados a mais pessoas. Os usuários devem ser capazes de analisá-los, de modo independente para torná-los significativos, sem suporte adicional de TI. As interfaces visuais, junto com a capacidade de ver os dados em tabelas e gráficos e personalizar relatórios, são fundamentais para tornarem os dados, não apenas acessíveis, mas também valiosos.

2. FILTRE OS DADOS QUE CADA USUÁRIO RECEBE

Nos dias atuais recebemos mais informações do que temos tempo para processá-las. Um estudo da IBM descobriu que 82% de executivos reconheceram o valor e a efetividade de integrar Big data e análise em seus negócios, no entanto, somente 24% deles acreditam que suas organizações possam lidar com isso. Ao filtrar os dados por responsabilidade ou função, é mais provável que os funcionários selecionem somente os dados que realmente precisam para a realização de suas funções.

3. IMPLEMENTE FLUXOS DE TRABALHO COM BASE EM SEUS PROCESSOS

Conectar sua inteligência de negócios e análises de dados aos processos de negócios permite uma tomada de decisão rápida e proativa, além da padronização de processos. Assim evitamos erros, aumentando ao mesmo tempo, a produtividade.

4. INCORPORE TECNOLOGIAS SOCIAIS

Demorou um tempo, mas as empresas finalmente estão começando a aceitar as tecnologias sociais e reconhecer a função importante que podem ter para tornar as informações mais valiosas. A inteligência de negócios e as ferramentas analíticas estão particularmente adaptadas aos conceitos que agora migraram do mundo do consumidor. A capacidade de “curtir” ou “seguir” pessoas, tópicos, ou até equipamentos: essas capacidades promovem o trabalho em equipe e a colaboração para garantir que a informação seja enviada de forma rápida e automática àqueles que precisam.

5. OFEREÇA ACESSO MÓVEL ÀS INFORMAÇÕES

De acordo com Mary Meeker, da Kleiner Perkins, hoje, 25% de todo o uso da internet é mobile. E esse número só tende a crescer. Seus funcionários não estão presos às mesas, portanto eles precisam estar conectados. Manipular dados e criar relatórios em um dispositivo móvel pode ser o que os funcionários precisam.

6. ESCOLHA AS SOLUÇÕES COM HOSPEDAGEM EM NUVEM

A nuvem ajuda a reduzir os gastos de capital, a acelerar o acesso aos dados e simplificar a integração de solução; uma mudança para a nuvem também reduz o tempo gasto ao reagir às interrupções do serviço. Além de reduzir o custo total de propriedade e melhorar a segurança de dados.

7. SELECIONE AS FERRAMENTAS QUE SE INTEGRAM FACILMENTE COM OS SISTEMAS

Há possibilidade de obter uma mistura de aplicativos internos, soluções prontas para uso e software empresarial personalizado, de modo moderado ou intenso. Integrar todos esses sistemas é problemático, você precisa de inteligência de negócios e sistemas analíticos que podem se integrar facilmente com seus sistemas de produção, sistemas de RH, sistemas de relacionamento com o cliente, entre outros. Esses sistemas devem se comunicar perfeitamente entre eles, para que você tenha uma fonte confiável de dados, que seja acessível a partir de qualquer lugar.

8. OFEREÇA UMA VISÃO EM TEMPO REAL DE SEU NEGÓCIO

Acompanhar as demandas do cliente e, ao mesmo tempo, garantir a segurança e a conformidade com as autorizações regulatórias precisa de uma visão em tempo real de todos os seus processos de negócios. A tecnologia facilitou a classificação de Big data em conjuntos menores, mais úteis que, em troca, permitem dividir os silos comerciais e aumentar a visibilidade. Como resultado, você tem uma oportunidade maior que antes para criar uma visão abrangente de 360º, em tempo real de interação entre seus sistemas de cadeia de fornecimento, compra e transação. É possível encontrar um problema, isolá-lo, analisá-lo e descobrir a causa e identificar uma solução, antes que crie um gargalo.

Se você seguir as dicas apresentadas acima estará um passo a frente de seus concorrentes na hora de planejar suas próximas ações de marketing! Curtiu nosso conteúdo? Então venha nos fazer uma visita e conhecer nossas soluções em marketing digital. 😉