Como aumentar a velocidade do seu site e melhorar o ranking no Google

Como aumentar a velocidade do seu site e melhorar o ranking no Google

Se você tem um blog e deseja aumentar suas conversões com a ajuda dele, então seu principal objetivo deve ser o aumento de visitantes do site.

A maioria dos visitantes encontra seu conteúdo por meio das buscas do Google. Quanto mais próximo o site estiver da primeira página, mais chances você terá de ganhar um novo lead.

A questão que fica é a seguinte: como ranquear o site nas primeiras páginas do navegador?

O primeiro passo é entender a função dos robozinhos do Google. O trabalho deles é analisar vários fatores de seu site, incluindo o próprio blog, a qualidade dos posts e um dos mais importantes: a velocidade do portal. Ao aprimorá-los, o crescimento do ranking será uma consequência.

A velocidade de um site é mensurada pelo tempo que leva entre o clique no link e a visualização da página. Se o site é otimizado de maneira correta o conteúdo abre instantaneamente, levando meio segundo ou menos. Do contrário, os visitantes perceberão que há algo errado e as chances de desistirem de seu conteúdo são grandes. Lembre-se de que vivemos na era do imediatismo. Ninguém tem paciência para esperar uma página abrir.

Segundo o próprio Google, você perderá 40% de seu tráfego se uma página levar três segundos ou mais para ser carregada. O resultado disso pode ser a perda de um visitante, a perda de um comprador de um produto ou serviço e, consequentemente, a perda de dinheiro.

Saiba como aumentar a velocidade do seu site 

Um dos primeiros acusados pela baixa velocidade do site é a hospedagem, por vezes, de maneira injusta. Porém, tenha em mente que a hospedagem pode ser, de fato, a causa do problema, mas também pode não estar nem um pouco relacionada a isso. Nossa recomendação é otimizar o site por completo antes de cogitar a mudança. Dessa maneira, você evita a frustração de investir na troca e continuar com o mesmo problema.

A importância do cache

O sistema de cache informa aos computadores dos visitantes que eles já estiveram lá antes, dando detalhes que acabam com a necessidade de repetir a busca no site novamente. Se você tive visitantes que retornam ao seu blog, esse fato pode aumentar o tempo de carregamento de forma significativa.

Um plugin de WordPress que ajuda a otimizar a velocidade do site é o CometCache. É leve e bem fácil de configurar.

Limpe sua banco de dados

Os robozinhos do Google não conseguem analisar seu blog se houver uma quantidade importante de páginas inúteis. Ou seja, a forma mais efetiva de turbinar a velocidade do site é otimizando seu banco de dados. Fazer isso é mais simples do que você pensa. Basta limpar os dados antigos e obsoletos.

  • Delete posts e comentários antigos;
  • Limpe a lixeira;
  • Desinstale plugins que não usa;
  • Livre-se dos rascunhos esquecidos;
  • Elimine páginas e imagens duplicadas.

A ideia é criar uma boa quantidade de espaço em branco virtual, para permitir que os robozinhos andem livremente pelo seu site.

Fique de olho em possíveis problemas internos

Toda vez que você instala um novo plugin, certifique-se de que a instalação não afetou o arquivo robots.txt file. Se isso acontecer, o Google pode começar a ignorar conteúdos de algumas páginas e considerá-los “desconhecidos”. O resultado disso é a queda no ranqueamento.

Suas imagens merecem mais atenção

Falar que os visitantes adoram posts com imagens não é nenhuma novidade. A regra vale para o Google também, mas com o acréscimo de que os robozinhos do navegador querem mais, ou seja, esperam que seu conteúdo esteja devidamente otimizado. E com razão.

Imagens com tamanhos exorbitantes são problemas recorrentes e, obviamente, isso afeta a velocidade do site. Para ajudá-lo a comprimi-las, use um plugin do WordPress. Há vários muito bons, como o WP Smush. Prefira o menor tamanho possível, mas nada tão pequeno ao ponto de prejudicar a visualização.

Otimizar o site é excelente para a experiência do leitor e, olha que maravilha, também faz o Google mais feliz. Fazendo isso, você terá mais chances de conquistar novos visitantes e transformá-los em leads no futuro.


Se tiver alguma dúvida sobre o conteúdo ou precisar de ajuda para otimizar seu site, entre em contato conosco!