Aprenda como criar a persona ideal para sua estratégia digital!

Aprenda como criar a persona ideal para sua estratégia digital!

Para conduzir uma campanha de sucesso que cumpra os seus objetivos, o marketing conta com diversos conceitos e um deles é o de personas. Isso significa dar nome e características reais a pessoas fictícias que se enquadram no público-alvo de uma empresa. Através da caracterização de uma persona, fica possível visualizar melhor com qual fatia do público a marca está se comunicando e se a estratégia de marketing é eficiente.

Uma persona possui características bem definidas, alinhadas com o que é entendido deste público, tendo atitudes e comportamentos como uma pessoa real — afinal é isso que ela representa. Adotar este conceito significa qualificar o seu público-alvo de tal forma que é possível criar uma pessoa com personalidades e interesses verossímeis e alinhados com os interesses da marca. Certos planejamentos de marketing incluem até nomes para elas, a fim de tornar mais fácil a distinção entre elas. Quer saber mais sobre como criar a persona ideal para a sua estratégia digital? Então continue acompanhando o nosso artigo!

  • Como criar uma persona

Em geral, as personas são desenvolvidas durante a etapa de planejamento de marketing de uma marca ou de uma campanha específica. Neste momento, são analisadas profundamente cada uma das características do público-alvo e desenvolvidas personas estratégicas para os objetivos da campanha em curso. Elas não buscam ser recortes de todas características possíveis de um público, cada uma delas deve representar uma parte importante do target do marketing, facilitando o desenvolvimento de ações.

Após nomear a sua primeira persona, comece a analisar as características do público-alvo da marca. Para começar, determine uma faixa etária e uma profissão que esteja alinhada aos objetivos da campanha de marketing que está sendo desenvolvida. Para citar um exemplo, se a empresa é um supermercado, você pode criar uma persona que seja uma dona de casa de meia idade. A partir daí, realize pesquisas buscando características estratégicas deste tipo de público. Quando terminar, você poderá apresentar a comunicação que será mais eficiente para donas de casa de meia idade.

Não é preciso se limitar a apenas uma persona, inclusive, é sempre bom desenvolver mais de uma persona. Afinal, toda campanha precisa de múltiplos ângulos em seu público-alvo. Ainda seguindo o exemplo do supermercado, qual outro público pode ser considerado? Neste caso, também podemos criar uma persona que represente um jovem solteiro que mora sozinho e precisa fazer as compras da casa. Ele terá características e necessidades bem diferentes da dona de casa, o que permitirá ao seu planejamento de marketing atingir um público mais variado e em contato com a realidade.

  • Personas no marketing digital

O conceito de personas começou a ser muito mais usado dentro do marketing digital, já que as estratégias ficaram muito mais ricas graças à tecnologia. Agora é possível criar fatias de público muito mais variadas com base em dados bem mais confiáveis, retirados a partir de análises de audiência de sites, blogs e aplicativos. Em vez de supor um ou mais tipos de público diferentes para um site, é possível encontrar exatamente quem são as pessoas que acessam um conteúdo semelhante.

Com base na análise das métricas mais importantes para a estratégia de marketing, é possível desenvolver personas o mais próximo da realidade possível. E os efeitos disso serão diretos na eficiência da campanha, já que terá um público muito bem definido. No caso da construção de uma presença online de uma marca, é possível determinar como cada persona reagiria a certos elementos. Este conceito se torna particularmente valioso para as áreas de desenvolvimento web e experiência de usuário. Quando bem construídas, as personas podem trazer um insight importante sobre a percepção do público a campanhas e projetos.

Ter domínio sobre as técnicas e ferramentas mais eficientes do marketing significa encontrar maneiras mais inteligentes de trabalhar. Ao elaborar um planejamento digital, lembre-se da importância de construir personas que sejam recortes estratégicos do seu público-alvo. Assim, fica muito mais fácil e eficiente de a marca atingir os seus objetivos, já que possui um público mais concreto diante de si para considerar nas decisões da campanha.

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